terça-feira, 18 de março de 2008

O CODEP ATRAVÉS DE UM TRABALHO DE COMUNICAÇÃO, CRIOU ESSE BLOGGER VISANDO NOTICIAR O QUE ACONTECE NO TERRITÓRIO, PIEMONTE DA DIAMATINA.

Tendo como objetivo, trazer informações, para os grupos territóriais, nós do grupo de comunicação, buscamos manter informados através deste blogger, todos os membros participantes dos grupos, inclusive deixando aberto para comentários os trabalhos desenpenhado por estes, para que todos os integrantes e grupos, possam passarem suas informações.

2 comentários:

joão batista dos santos(JONNY). disse...

MUSICA CULTURA E EVENTOS


Terça-feira, 18 de Dezembro de 2007
depoimentos

João Gualberto de Souza (poeta)
Cidade: Candeias

Esse foi o primeiro democrático para se ouvir a opinião dos setores diversos que se envolve direto ou indiretamente com a cultura, por ouvir as necessidades das variedades, destes grupos, tentando entender seus problemas, por não conseguirem obter recursos para o desenvolvimento dos seus projetos. Ao indicar estes novos caminhos por colher as novas idéias, onde se direciona rumo a novas expectativas, vejo o momento de consolidar o que foi proposto, embora exista os desafios na área cultural, vemos que o estado está apenas repassando, devolvendo, o que é de direito do povo, e o fato de não ficar ausente, abrindo um leque para essas discussões, só vem a completar, o que chamo de abertura “sócio cultural Baiana”.

Lucineide Brune de Oliveira (índia da tribo Tuxá)
Cidade: Rodelas.

Vejo a necessidade de se organizar de buscar os direitos dos índios da região norte e resgatar a cultura destes povos indígenas, a mesma esta perdendo as suas origens, é hora de conscientizar o governo para apoiar, viabilizando os recursos devidos, para os direitos destes povos sejam respeitados, assim a tribo Tuxá reivindica e exige, que as idéias debatidas e propostas não fiquem apenas nos discursos, mais sim que essas venham a ação e faça cumprir os objetivos, em algo que realmente gerem os frutos para quem por direito é dono dessa terra, os índios não apenas da Bahia, mais do Brasil, pois estes não podem perderem sua identidade, mais para isso precisa da proteção dos órgãos competentes para as suas culturas não se percam no tempo.

Jonny Torres (jornalista da TV pública da Bahia)
Cidade: Salvador

É um desafio que o governo entendeu, gerou uma grande expectativa para o povo, onde nasceu a necessidade de se debater as varias idéias divergentes da cultura, foi a hora da Bahia ver e entender a Bahia como um todo, de forma singular e plural, a estrada é longa, mais os caminhos não são mais desertos, o estado se prepara para algo maior sem perder os caminhos, que já existiam, agora existe um objetivo diante dos olhos de quem faz a cultura, abre-se um horizonte desafiador para se descobrir toda a nossa diversidade cultural.

Chico Leite (cordelista)
Cidade: Irecê

Abriu-se um leque que visa atender os anseios de um povo, que se encontrava farto de promessas vãs, hoje começa uma nova discussão, até o momento temos um curral aberto, onde uma boiada vai passar a procura de novos pastos culturais, esperando que estes sejam verdes almejamos desvendar o sabor da sabedoria da nossa cultura e se embrenhar nas águas doces e limpas do saber popular, povo que luta e busca seu espaço sem nenhum apoio na raça, na luta, na força. Não podemos ficar a deriva, é momento de se tomar e buscar um rumo, cabe agente nos permitir conhecer o novo, cobrar os que nos foi proposto, não existe guerra sem luta nem tão pouco sem soldados feridos ou mortos, porém é hora de ressurreição, é isso que a cultura pede antes que mais soldados tombem ao chão.

Postado por MÚSICA CULTURA E EVENTOS às 11:11 0 comentários
Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2007

Postado por MÚSICA CULTURA E EVENTOS às 06:08 0 comentários
Terça-feira, 11 de Dezembro de 2007
cultura e pensamentos !


Davi Jesus silva (delegado civil )

Cidade: Botoporâ.


Vimos como uma nova esperança, antes pouco se falava, sobre a cultura como essa se encaixava em nosso convívio em um todo, esse encontro nos leva a um novo marco da história da Bahia e do Brasil, algo que deve ir avante, não se pode parar esse processo que começou com os debates municipais, toda mudança tem resistência, a sociedade deve cobrar e cabe a todos os envolvidos, estarem despertos, na elaboração desse plano de cultura, que este abranja as diversas forma s de artes e expressões culturais, e isso requer ações por parte do governo, e nós temos por necessidade e obrigação da cidadania, exigir o que foi prometido e debatido, para que não seja um jogo de palavras que cai no esquecimento.


Romildo Paixão Brandão (estudante de comunicação e assistente de produção )

Cidade: Salvador


v a idéia do projeto é excelente, na realidade tudo é cultura, a sociedade que se encontra a margem, desfavorecida de conhecimentos, onde esse momento é o primeiro contato para assimilar a sua valorização de sua arte, fazendo uma troca de informações, receber, adquirir e devolver a cultura o conhecimento filtrando e enriquecendo para se apaixonar pela diversidade cultural de cada lugar, e isso não tem preço, não se compra, nem se vende! Se doa, se enxere, mentalmente. Seria impossível fechar os nossos olhos para as verdades que nos chega, na forma de cultura, vemos uma sociedade que veio debater e viver esse momento.


Welligton nonato borges sobrinho (estudante de teatro )

Cidade: Salvador

A possibilidade de ouvir, quem clamava por respostas, abre nesse momento e mostra, o respeito por parte do governo por quem faz a arte e a cultura, embora a capital foi a principio contra o que se tentava fazer, apoio abertamente a forma de se abrir esse leque, para que o interior venha a ter o conhecimento dos editais, viabilizando e descentralizando os recursos da capital, dividindo meio a meio com o interior. Cabe agora fazer e elaborar bons projetos, onde a cultura possa ser vista e mostrada em toda sua diversidade, juntos capital, interior revelando a riqueza de todo nosso estado.

Kamayura saldanah (secretária de cultura)

Cidade: Lauro de Freitas.

É hora de revirar o tacho da diversidade cultural, buscar a verdadeira indentidade da Bahia por inteiro,queremos ver uma Bahia sem mascaras, por isso defendo a abertura de todos os seguimento que outrora ficavam a margem da cultura do nosso estado. A idéia desse encontro estadual é o começo de contemplar os municípios, para falar em versos e prosas, dando corpo a estrutura que nos apresenta, é hora de sabermos o que é que a Bahia tem em toda sua efervescência cultural. A cultura não se dimensiona, e nós queremos respostas pra que essa pluralidade seja conhecida sem esquecer os que fazem do nosso estado o berço real da cultura.




Postado por MÚSICA CULTURA E EVENTOS às 07:33 0 comentários
Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007
ponto de vista da cultura !

Ao visarmos estabelecer um processo de construção conjunta de formulação e implementação de políticas públicas, integrando os poderes públicos e a sociedade, acredito eu, que todos os setores devem fazer esforços sinceros, para que juntos possam encontrem um caminho para viabilizar os anseios das classes artísticas e culturais.
Promover articulações entre os segmentos, organizações e instituições das culturas locais e entre os territórios faz com que Jacobina venha a ser uma referência nesse novo modelo sócio-cultural que se apresenta.
Criar agentes para formulação de Planos Municipais e Territoriais é pra mim uma forma clara de se fazer Cultura, envolvendo os membros da sociedade que necessita de ajuda e esclarecimentos.

Os objetivos podem serem alcançados quando todos estão abertos, para ceder e trilhar os caminhos que nos apresenta, basta colocarmos em prática os anseios da sociedade em debate e conhece-la de perto.

jbculturas@hotmail.com



JOÃO BATISTA DOS SANTOS.

Postado por MÚSICA CULTURA E EVENTOS às 09:31 1 comentários

joão batista dos santos(JONNY). disse...

Na segunda conferência de cultura da Bahia, foram feitas entrevistas para ouvir o ponto de vista de alguns participantes, estes são alguns que vocês podem ter uma idéia do que foi feito nesses quatros dias na cidade de Feira de Santana.

GTs : de comunicação e cultura.